INSCRIÇÕES ABERTAS NO INVOLEI

A Federação Portuguesa de Voleibol vai reavivar a prática do InVolei, respondendo afirmativamente a mais uma solicitação social ao mesmo tempo que cumpre um dos seus objectivos primordiais: «proporcionar a prática do Voleibol a toda a gente».

InVolei é uma vertente do Voleibol destinada a pessoas portadoras de deficiência intelectual e que tem como objectivo a integração social e desportiva de pessoas com deficiência ou com incapacidade.
Destina-se a todos os interessados independentemente do género ou da faixa etária, desde que sejam portadores de deficiência intelectual.

Ver vídeo AQUI

Tendo como principal objectivo integrar social e desportivamente pessoas com deficiência ou com incapacidade, o InVolei promove a igualdade de oportunidades de participação activa e de intervenção de todos os cidadãos, possibilitando a ocupação dos tempos livres através da prática de uma modalidade colectiva que cultiva os valores cívicos, aumentando os níveis de integração psíquica e social, bem como da qualidade de vida.

Nesse sentido, urge integrar o InVolei como actividade regular e competitiva, possibilitando assim o surgimento de um novo enquadramento no movimento associativo e agilizando o processo de interacção entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Organizações Não-Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD) e a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

A Federação Portuguesa de Voleibol irá desenvolver este projecto ao longo de 2025, iniciando a parte competitiva com a organização de encontros locais e regionais. Ver mais informações AQUI

Regulamento Básico

. Campeonato de InVolei – formado por equipas até 6 elementos e com 4 jogadores em campo;
. Dimensões do campo: 12m x 6m;
. Todos os atletas em campo têm de ser portadores de deficiência intelectual, devidamente comprovada por declaração médica.
. Os jogos serão disputados à melhor de 3 ou 5 sets, dependendo do formato da competição.

Quem se pode candidatar/inscrever?

• Autarquias;
• Escolas;
• Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS); Organizações Não-Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD);
• Estruturas desportivas e culturais;
• Organizações dotadas de estatuto jurídico.

Como se pode candidatar?
Através do preenchimento da ficha de candidatura e do seu posterior envio para a Federação através do email paravolei@federacaoportuguesavoleibol.pt