A inclusão assenta numa nova visão da diferença,
reconhecendo que esta é inerente a todos os indivíduos.
UNESCO, 1994
A história da noção de deficiência e da vida das pessoas com deficiência passou por caminhos de profunda ignorância, de crenças e superstições, enraizando atitudes e actos discriminatórios que provocavam a sua exclusão, isolando-as do mundo ou escondendo-as da convivência com os outros.
Com a Revolução Industrial encetada a partir de finais do século XIX, e a emergência de novos pensamentos e mentalidades, outro valor foi atribuído à educação e em consequência à promoção da qualidade de vida das pessoas com
deficiência ou incapacidade e a sua participação nos processos de decisão e de representação social.
Para Freire, S. (2008), a inclusão é um movimento educacional, mas também social e político que vem defender o direito de todos os indivíduos participarem, de uma forma consciente e responsável, na sociedade de que fazem parte, e de serem aceites e respeitados naquilo que os diferencia dos outros.
A inclusão social através do desporto, promove a igualdade de participação, potenciando as capacidades físicas, psicológicas e relacionais de cada pessoa com deficiência.
O sistema desportivo actual, tanto o formal como o informal, contém, expressa e configura as características da sociedade na qual se produz, e como tal, apresentamos elementos característicos que o convertem num instrumento chave nos processos de intervenção social.
A actualidade mostra-nos, através de numerosos projectos nacionais e internacionais, como o desporto adquiriu, nas últimas décadas, uma crescente relevância como factor de inclusão social.
O desporto pode ajudar a socialização dos indivíduos. A aquisição de cultura desportiva através da prática facilita ao desportista mecanismos para integrar-se eficazmente no seio da sociedade. Através do jogo, a pessoa adquire hábitos de
relacionamento social que se prolongam e aprimoram para fora do espaço desportivo.
Quando se aprende e pratica uma determinada modalidade desportiva, interiorizam-se normas e valores sociais que conduzirão os seus participantes a reconhecê-las como válidas (conformidade normativa), a saber reconhecer-se a si
mesmo em relação aos outros (autonomia individual) e a saber comprometer-se com o destino colectivo ao qual pertencem (solidariedade).
O desporto é um campo de inclusão aberto a todos, sem discriminação de idade, género, capacidades ou limitações de ordem física ou psíquica, reconhecendo a cada um o direito de exprimir o seu potencial de performance.
O desporto adaptado surge como modelo social misto a quem as organizações desportivas devem dar respostas adequadas, cativando estes segmentos populacionais portadores de outras lógicas e motivações.
Neste contexto, a Federação Portuguesa de Voleibol, coerente com a sua missão no desenvolvimento do desporto português e consciente da sua responsabilidade social através do voleibol, integra nas suas actividades o projecto VOLEIBOL SENTADO – FAZ+POR TI para o qual elaborou este Manual.
Amílcar Saavedra
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