O projecto de Voleibol Adaptado da FPV continua a sua expansão, oferecendo uma oportunidade de formação sobre esta modalidade inclusiva no dia 19.
A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e os seus parceiros anunciam a realização de uma nova Acção de Formação do InVolei, a decorrer no dia 19 de Dezembro em Portalegre. Esta iniciativa visa dar continuidade à missão de promover e reavivar esta vertente adaptada do Voleibol, focada especificamente na inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
Destinatários e Local
A formação é gratuita e terá lugar no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre (sessão teórica, das 14h00 às 15h30) e no Pavilhão Municipal (sessão prática, das 16h00 às 17h30).
É dirigida a Professores, Treinadores, Técnicos e todas as pessoas interessadas em aprofundar os seus conhecimentos para poderem proporcionar a modalidade a pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
Esta acção de formação resulta da estreita colaboração entre as seguintes entidades:
- Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
- Câmara Municipal de Portalegre.
- Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
Relativamente à acreditação, está certificada como Acção de Curta Duração (ACD) de 3 horas para professores, pelo CEFOPNA.
O que é o InVolei?
O InVolei é uma iniciativa social e desportiva da FPV que visa promover a integração e o acesso à prática do Voleibol por pessoas com deficiência intelectual. É caracterizado pelas suas regras adaptadas, que garantem a participação activa de todos – nomeadamente a possibilidade de agarrar a bola no primeiro e segundo toque, uma alteração fundamental que assegura o sucesso no jogo para participantes com diferentes níveis de mobilidade.
O projecto visa também desenvolver valores essenciais como o respeito e o espírito de equipa.
