Com o objectivo de definitivamente avançar com uma competição oficial de Voleibol Sentado, a Federação Portuguesa de Voleibol criou uma versão reduzida e capaz de dar resposta à nossa realidade.
Regras básicas
– Campeonato de Voleibol Sentado será formado por equipas com até 8 elementos e com 4 jogadores em campo;
– Dimensões do campo: 4m x 8m;
– Apenas um atleta em campo tem de possuir, obrigatoriamente, uma deficiência motora;
– Os jogos serão disputados à melhor de 5 sets sendo o 5.º set até aos 15 pontos e todos eles com diferença de 2 pontos no mínimo.
Assim, para dar um primeiro estímulo, a FPV criou um conjunto de apoios ao desenvolvimento desta actividade, que é aberta a todos os clubes e entidades que cumprirem com o regulamento.
Para consultarem as condições, os interessados devem enviar um email para o endereço electrónico fpvoleibol@fpvoleibol.pt
Respondendo ao desafio, o Guarda Unida Desportiva Clube inscreveu já uma equipa no Campeonato Nacional de Voleibol Sentado. Mais informações AQUI
A vertente Voleibol Sentado é uma modalidade paralímpica. Surgiu na Holanda, em 1956, como uma combinação entre o Voleibol convencional e o Sitzball, desporto alemão sem rede no qual as pessoas jogavam sentadas. Foi apresentado como modalidade de exibição nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas apenas foi oficialmente aceite nos JO de Arnhem em 1980. As competições femininas com enquadramento olímpico surgiram apenas 24 anos depois, em Atenas.
Com um enquadramento orientado para os praticantes com deficiência motora e amputados, actualmente o Voleibol Sentado é praticado em mais de 50 países.
O Voleibol Sentado é uma realidade e será uma vivência da inclusão social em si mesma, do fazer parte, de todos para todos.